Bem-Vindo! Este é meu diário de viagens, onde postarei fotos com legenda e comentários sobre o lugar em questão. Espero que gostem. Aceito dicas, elogios, dúvidas, críticas e pedidos. Obrigada pela visita e boa viagem!



terça-feira, 24 de agosto de 2010

Estação de Trem Araras

Parte da linha Mogy-Guassú, a estação Araras foi inaugurada em 1876, mas era apenas um primitivo galpão de madeira, que foi substituído em 1882 pelo prédio definitivo, o qual foi reformado várias vezes, tomando sua forma atual em 1920. A estação possui 2 armazéns, mas um data de 1887, e o outro é de 1924. Em frente à estação ficam as casas dos funcionários da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Em 1921 ao lado da estação foi construída a primeira fábrica da Nestlé no Brasil. Em 1977 o trem de passageiros passou pela estação Araras em direção a Cordeirópolis pela última vez, depois a estação foi fechada nos anos 80, mas a Nestlé a utilizou para receber óleo combustível até quase 1990, e então a estação foi abandonada. Porém em 1991 a Nestlé já tinha unidades em ambos os lados da Avenida Zurita, e conseguiu o fechamento desta, murando a rua, e em troca a Nestlé promoveu a restauração da estação. Mas sem a conservação nem da prefeitura nem da FEPASA, um ano depois a estação já estava abandonada e depredada novamente.
Em 2000 a prefeitura já havia comprado a estação do inventário da FEPASA, e nesse ano desapropriou a área dos armazéns. Em 2006 os armazéns foram entregues restaurados, viraram auditório, centro de exposições e cyber café, e a estação foi entregue restaurada em 2009. Hoje estão em exposição na estação Araras 2 vagões de trem. São vagões antigos, de madeira, restaurados, mas que mantém seus componentes originais. Abaixo, mais algumas fotos a estação Araras, que aliás, é linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário