Bem-Vindo! Este é meu diário de viagens, onde postarei fotos com legenda e comentários sobre o lugar em questão. Espero que gostem. Aceito dicas, elogios, dúvidas, críticas e pedidos. Obrigada pela visita e boa viagem!



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Leeds e Liverpool

Leeds fica a norte da Inglaterra, pertence ao condado de West Yorkshire e próxima ao rio Aire, com uma população de cerca de 500.000 habitantes. O crescimento da cidade se deu por conta do comércio de lã e fábricas de tecido. A cidade é servida pelo aeroporto internacional de Leeds Bradford, pelo National Rail Service que é o trem que liga Leeds às outras principais cidades da Inglaterra. Leeds é o berço de grandes empresas, tais como a rede de supermercados ASDA, a companhia aérea Jet2.com, a loja de departamentos Marks and Spencer e a First Direct (parte do grupo HSBC). Em Leeds também nasceu o ator James Frain em 1968 e a cantora Mel B, entre outras celebridades. Veja o site da cidade de Leeds

Liverpool é uma cidade do condado de Merseyside, noroeste da Inglaterra, nomeado a partir do rio Mersey. Tem cerca de 500.000 habitantes também. Em 1207 ela passou de vila de pescadores à município. Liverpool foi porto do famoso navio RMS Titanic e em 1960 ficou em evidência pelo grupo musical The Beatles. Liverpool e Manchester foram as primeiras cidades a terem uma ligação ferroviária interurbana. A cidade possui muitos edifícios históricos além da casa dos Beatles, por isso se tornou importante para o turismo e sua zona portuária é patrimônio mundial declarada pela UNESCO. Ela foi construída através de uma crista de morros de arenito, 70 metros acima do nível do mar. Além do porto com acesso ao mar da Irlanda, Liverpool é servida pelo aeroporto internacional John Lennon e pelo National Rail Service.
A economia da cidade ainda se recupera do declínio pós segunda guerra. Hoje ela é servida pelos bancos Barclays, JP Morgan, Abbey (Santander), entre outros.
Liverpool é importante do ponto do vista artístico e já recebeu o título de Capital Européia da Cultura. Abriga a Royal Liverpool Philharmonic Orchestra, uma das mais importantes da Inglaterra e possui a única bienal de arte contemporânea do Reino Unido.
O símbolo da cidade de Liverpool é o Liverbird, águia que era selo do rey Juan de 1207. Existem 2 liverbirds no edifício Royal Liver Building há 50 metros de altura, um voltado para o mar e outro para a cidade, eles representam o espírito indomável do povo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário